agosto 02 2019 0Comment

Lista de convidados: como montar a sua para o seu casamento

Se você está planejando o seu casamento, com certeza já entende que um dos maiores dilemas é a lista de convidados. Independente do tamanho e da quantidade de convidados do seu casamento, é de extrema importância saber tomar a decisão de quem comparecerá nesse evento tão especial, quais são as pessoas que devem estar presentes. Além disso, dentro de um casamento, planejamento é um item essencial, até mesmo na lista de convidados.

1. Listas e mais listas

Para iniciar a sua lista de convidados, uma boa dica é fazer uma lista completa de todos os amigos, conhecidos, familiares e parentes que você gostaria de convidar. Você pode montá-la fazendo uma relação de todas as pessoas por grupos (amigos, família, conhecidos…).

2. Eliminação

Agora começa a parte difícil. Caso a sua lista esteja muito maior do que haviam planejado, você deve começar a pensar em quem deve ser eliminado da lista de convidados.

  • Pessoas distantes: aqueles que você não tem contato há algum tempo e nem mesmo sentem a necessidade de fazê-lo.
  • Amigos de amigos: aquele amigo do seu pai ou da sua mãe, que te seguraram quando você era bebê (mesmo que, hoje, você não reconheça), e que seus pais adorariam a presença. Ex: não convide exs e pessoas relacionadas a eles, a não ser que você realmente seja amigo.
  • Amigos virtuais: atualmente, é comum criarmos laços com pessoas das redes sociais, mas isso não significa que você precise convidá-los para o seu casamento.
  • Vizinhos: a não ser que você realmente tenha um vínculo de amizade, não convide.

3. Responda as perguntas

Se mesmo assim você ainda tem dúvidas, você pode buscar responder a essas perguntas:

  • Com qual frequência eu vejo essa pessoa?
  • Frequentamos a casa uma da outra?
  • Nos falamos por telefone ou trocamos mensagens regularmente?
  • Nos vemos em datas importantes?

LEIA MAIS

Tendências de buquês para casamentos

Entrada da noiva: como escolher a música certa

4. Não convidem por obrigação

Elimine qualquer um que você acredite ter a “obrigação” de convidar. Mesmo que você esteja planejando uma grande festa e cerimônia, eliminar essa carga já pode promover uma comemoração mais feliz e liberar espaço na lista de convidados para pessoas que realmente tornarão o evento melhor e mais alegre.

5. Seja franco

Estabeleça, logo de início, um diálogo franco com os pais sobre a lista de convidados, principalmente se você tiver ajuda deles na realização. É importante lembrar que os pais pagam porque querem, não por obrigação, então isso não dá o direito de imporem, mas de participarem. Aborde a discussão sempre com cautela e carinho.

6. Não faça lista com a quantidade exata

Nunca faça a sua lista de convidados com a quantidade exata de convidados para o casamento. A lógica é quanto menos convidados, menos faltas,e quanto mais convidados, mais faltas. Além disso, sempre há a chance de aparecer uma pessoa (ou mais) que não foram convidadas.

7. Confirmação de presença

Caso você esteja muito preocupado com a quantidade de pessoas presentes, você pode fazer uma maneira de confirmação de presença, através do telefone ou e-mail escrito no convite, sites de casamentos ou QR code.

Isso deve ser utilizado apenas como medida de para saber uma média da quantidade de pessoas que irão ao casamento. Não considere a quantidade exata nele.

Deixe um comentário