julho 12 2019 0Comment

Bodas de casamento: saiba a origem e como comemorar

Celebrar o amor é uma das melhores oportunidades que se tem na vida. Compartilhar esse momento com pessoas especiais é ainda melhor. Todos os dias, milhares de casais completam mais um dia juntos, e comemorar marcos como meses e anos de união é uma grande chance. As bodas de casamento são importantes para, juntos, relembrarem os momentos vividos e compartilhados na relação.

O QUE SÃO AS BODAS?

“Boda” tem origem do latim. O vocábulo “vota”, que no plural vira “votum”, quer dizer voto, promessa. Com o passar do tempo e influências de outros idiomas, pronúncias de “v” e “b” se confundiram, transformando “vota” em “boda”.

Em português, utilizamos a palavra no plural. As bodas de casamento passaram a significar e representar a celebração de aniversários de casamento, seja no civil ou religioso.

ORIGEM

A celebração tem origem na Idade Média, onde os primeiros registros desse costume surgiram em pequenos povoados da Alemanha, vistos em obras de 1800. Os autores descreviam como era esperado receber presentes de prata no aniversário de 25 anos de casamento (Silberhochzeit) e de ouro no aniversário de 50 anos (Goldene Hochzeit). Mas pode ter surgido na Roma antiga também.

 

LEIA MAIS
Álbum de casamento: 5 dicas para selecionar as fotos
Curiosidades sobre as alianças

 

A comemoração foi adotada por diferentes culturas, que passaram a se adaptar a essa tradição. Cada ano de aniversário possui um nome e elemento diferente, onde o intuito é, quanto mais tempo de matrimônio, mais precioso e resistente seria o elemento.

TEM QUE COMEMORAR TODO ANO?

Nas bodas de casamento, não existe uma regra exata. Celebrar esse momento deve ser um desejo do casal, em comemorar e compartilhar o amor que resistiu aos anos de união, não podendo se tornar uma obrigação para não perder o significado.

Deve ser um desejo espontâneo. Casais geralmente comemoram as datas mais importantes, como a cada 5 ou 10 anos.

COMO COMEMORAR?

Existem diferentes formas de aproveitar, desde aproveitar o momento juntos e sozinhos em casal quanto compartilhar seu amor com o maior número de pessoas possível.

É possível realizar festas para celebrar essa data com a família e pessoas importantes na vida do casal. Algumas pessoas também realizam grandes cerimônias, como as de casamento, para renovar seus votos.

Deixe um comentário